Temos registrado na história do Metodismo, acampamentos que eram momentos maravilhosos de busca da presença de Deus. Muitas pessoas saíam desses retiros cheios do Espírito Santo para fazerem a obra de Deus e em decorrência disto, a igreja crescia em número e santidade. O testemunho de vida era forte e impactava a vida da comunidade onde a igreja estava inserida.

Hoje, no contexto da Igreja Metodista na IV Região Eclesiástica, como parte da dinâmica do discipulado, temos o Encontro Metodista do Pacto (EMPACTO). O mesmo tem como objetivo despertar vidas para uma caminhada de maior comunhão com Deus e comprometidas com a vocação de ser e fazer discípulos, cumprindo a grande comissão dada por Jesus Cristo.

O EMPACTO acontece, geralmente, em um final de semana e marca profundamente a vida das pessoas que dele participam. Ali acontece um verdadeiro “Peniel”. À semelhança de Jacó, cada participante se vê frente a frente com Deus, confrontado e desafiado a uma vida nova, transformada e marcada pelo “Todo Poderoso”.
(Texto adaptado do manual do EMPACTO)

Esta é uma etapa relevante na dinâmica do discipulado na vida da pessoa que está começando sua caminhada cristã. O apóstolo Paulo orienta em sua carta aos Colossenses: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé”. (Cl. 2:6-7). Isso fala de uma vida enraizada em Jesus Cristo e nele edificada que se expressa em uma fé sólida através de um verdadeiro testemunho cristão.

Os Primeiros Passos é um módulo que tem duração de quatro meses no qual o novo convertido deve participar. As aulas são ministradas aos domingos, das 10 às 11h30. É ministrado nesse módulo os temas: Plano Salvador de Deus, Novo Nascimento, Pecado, Santificação, Igreja, História do Metodismo, Sacramentos, Doutrinas do Metodismo, dentre outros.
Concluído o módulo, o novo discípulo passa pelo batismo e faz sua pública Profissão de Fé, tornando-se membro efetivo da igreja.

Como o próprio nome do módulo sugere, esses são os primeiros passos de uma jornada rumo a uma vida cristã madura, comprometida com a expansão do Reino de Deus e seus valores, sob a cobertura espiritual de um discípulo mais maduro. O alvo disso tudo é que esse novo discípulo seja frutífero, ganhe outras vidas para Jesus tal como está ordenado na Palavra de Deus.

O passo seguinte no “Caminho do Vencedor” é a Escola de Treinamento de Líderes (ETL).

Os pequenos grupos, desde os tempos bíblicos, foram utilizados, inclusive pelo próprio Jesus, como estratégia para o discipulado, treinamento de pessoas e efetivo cumprimento da missão. Eles estão presentes, também, de modo marcante, na história do movimento metodista no século XVIII, na Inglaterra.

Já há algum tempo a igreja contemporânea está redescobrindo o valor e importância dessa estratégia para os dias atuais. A Igreja Metodista Central em Juiz de Fora compreende isso e tem adotado o pequeno grupo – célula – com vistas ao crescimento saudável e sustentável, desenvolvendo quatro ações principais: ganhar, consolidar, discipular e enviar.

As nossas células se reúnem uma vez por semana. São reuniões nos lares, com duração de, no máximo, 1h30. Ali as pessoas são acolhidas, há louvor, adoração, estudo da Palavra de Deus, oração, muita comunhão e edificação mútua.

O alvo final das células é a multiplicação com vistas à expansão do Reino de Deus, seus valores e princípios, vividos por discípulos(as) aliançados com Jesus Cristo e uns com os outros.

Por tudo isso pode-se dizer que as células não são um modismo e muito menos têm um fim em si mesmo. O que buscamos com essa estratégia é dar maior mobilidade e visibilidade à igreja em sua ação missionária em um contexto de tantas necessidades, especialmente de Deus e de conhecer o poder do Evangelho salvador e libertador de Jesus Cristo.

Confira os endereços. Faça parte de uma célula.

Participe de uma célula! Veja os endereços e horários.

Os dias atuais são de grandes desafios em todos os setores de nossa sociedade: crescimento da população, avanço da tecnologia, bem como dos meios de comunicação. Com os avanços, crescem também as demandas e exigências quanto à qualificação das pessoas (mão de obra).

Nesse contexto está a igreja do Senhor com sua vocação, missão e desafio de pregar o Evangelho de Jesus Cristo. Grande é a demanda, e “os campos estão prontos para a colheita”. Nesse sentido é preciso que pessoas cheias do Espírito Santo sejam treinadas para fazer a grande colheita.

Entendendo esses desafios, a Igreja Metodista Central em Juiz de Fora, dentro da proposta do discipulado e do Projeto “Caminho do Vencedor”, organizou a Escola de Treinamento de Líderes (ETL). A mesma tem como objetivo geral treinar líderes que, sob a influência da Palavra de Deus, como verdadeiros(as) discípulos(as) de Jesus Cristo, sejam capazes de influenciar pessoas.

A ETL tem como objetivos específicos: formar no(a) aluno(a) o caráter de Cristo, desenvolver suas habilidades e equipá-lo para o exercício da liderança cristã, tornando-o frutífero como discípulo de Cristo, capacitando pessoas para a liderança de pequenos grupos – células e grupos ministeriais e societários.

O curso é modular. São quatro módulos, com três meses de duração cada um. As aulas são ministradas aos domingos e quartas-feiras, com duas horas semanais.